Thursday, December 13, 2007

Words in Portuguese; Fla campeão de 1987

Pin It
[This post will be in portuguese]

Estava lendo no globo.com um artigo sobre o polêmico penta do flamengo.

Lá diz, especialista diz que Fla é o campeão de 1987.

O nome do especialista, é do comentarista Roberto Assaf.
Ele alega;

- Dar o título de campeão brasileiro de 87 para o Sport é maior equívoco da história do futebol brasileiro de todos os tempos. Esse título só foi dado para o Sport por uma questão política. A CBF meteu a colher no meio desse campeonato e, por isso, não tinha impor regra alguma ao campeonato. Ela criou um factóide. Onde já se viu cruzar os dois melhores times da Primeira Divisão com os dois melhores times da Segunda Divisão? É um cruzamento esdrúxulo e absurdo.
Vamos então aos dois melhores da "Primeira" e os dois melhores da "Segunda".
Primeira: Flamengo e Internacional
Segunda: Sport e Guarani

Agora, voltando no tempo em 1986. O São Paulo foi campeão, vencendo o Guarani na final. Sendo assim o vice-campeão de 1986 foi o Guarani. E como que em 1987 ele estaria rebaixado?
E o flamengo que ficou abaixo dos 10 primeiros colocados, e o inter que ficou mais abaixo que o flamengo é elite?
O caso é que ninguém foi rebaixado esse ano! Mas como era uma confusão o futebol criaram o clube dos 13 que queria fazer um campeonato deixando meio mundo de fora. (Times não envolvidos no clube dos treze, A Copa União).

Mas ae muitos dos times entrariam com recurso na justiça contra isso, pois o clube dos treze queria fazer algo incorreto. Queriam escolher os participantes e obter toda renda publicitária mesmo que tudo isso ferisse os regimentos da confederação brasileira de futebol e os direitos adquiridos por outros clubes, como Bangu, Guarani, América-RJ, Criciúma, que havia feito extraordinária campanha no ano anterior e seriam excluídos da 1ª divisão sem razão plausível.

Então fizeram uma tabela pro campeonato onde colocariam a primeira divisão(clube dos treze) e a segunda(galera que ficou de fora, como o guarani).

E a primeira divisão foi o modulo verde, os times do clube dos 13 mais 3 "convidados" Santa Cruz, Coritiba e Goiás. Pra que desse certo a tabela.

No dia 15/09/87 é aprovada uma tabela e um regulamento para a competição possibilitando assim o seu inicio. A idéia inicial de Nabi Abi Chedid foi mantida e a 1ª divisão passou a ser constituída pelo módulo verde formado por Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, Bahia, Coritiba, Goiás e Santa Cruz, e o módulo amarelo formado por: Sport, Guarani, Bangu, Inter de Limeira, Náutico, América-RJ, Vitória, Atlético-PR, Criciúma, Joinville, Rio Branco, Atlético de Goiás, Portuguesa, Ceará, CSA e Treze.

O América carioca não aceita o regulamento e se retira da competição, com um mandato de segurança contra a CBF.

O Sport, em defesa de seus direitos, aciona a TV Globo, que tinha o direito de televisionamento exclusivo sobre o campeonato Brasileiro, pois só quem via a cor do dinheiro eram os componentes do clube dos 13. Também recebiam com exclusividade um milionário patrocínio da Coca-Cola e do açúcar União, que emprestou seu nome para batizar a disputa do modulo verde.

O clima fica feio entre a TV e o modulo amarelo que passa a ser boicotado pela mesma. Em retaliação a esse fato o Sport também boicota a tv e proíbe a comercialização de Coca Cola na Ilha do Retiro.

Determinado os campeões e vices dos dois módulos, segundo o regulamento, deveria haver um quadrangular decisivo entre eles de modo que o clube que obtivesse o melhor índice técnico seria declarado Campeão Brasileiro de 1987.

Como se sabe, a Coca Cola havia fechado um patrocínio gordo com o clube dos 13 para que sua marca fosse exibida de todas as maneiras possíveis durante os jogos. Foi sugerido inclusive que se colocasse no circulo central de campo a logomarca do refrigerante. Tal procedimento fere as leis da FIFA e por isso seria impossível sua concretização. Portanto o acordo firmado entre a fabrica de refrigerante e o Clube dos 13 seria o uso da logomarca no uniforme de todos os clubes que participasse da competição sob pena de não receber os 50% da verba restante ao final do campeonato. O Sport e o Guarani estavam rompidos com a Coca Cola e por isso seria impossível cumprir tal exigência, pois alem disso não viram as cores do dinheiro.

Então Marcio Braga, presidente do Flamengo, junto com Aidar, presidente do Clube dos 13, temendo perder a verba da Coca e o titulo nacional de 1987 tentaram de todos os artifícios possíveis para acabar com o cruzamento entre os módulos.

Homero, presidente do Sport diz que Aidar, presidente do clube dos 13 e até então do São Paulo, tentou alicia-lo, oferecendo uma vaga no clube dos treze, a qual foi negada e depois disse ainda que começaram ameaças de aleijamento no campeonato seguinte.

Aidar tentou também alterar o regulamento de uma competição já quase concluída, retirando o cruzamento do mesmo. Foi convocado um conselho arbitral para votar tal questão em 16/01/88. A decisão de 383 votos por 96 pelo cancelamento do cruzamento de nada valia, pois esse tipo de alteração deve ser aprovado apenas em caso de unanimidade. E é importante observar que a diferença não é tão expressiva quanto parece, visto que o peso dos votos depende da posição no ranking. Nova derrota para eles. Assim, como não conseguiram nenhum meio legal para impedir o prosseguimento do campeonato as datas dos cruzamentos finalmente foram marcadas.

Em 27/01/88 o Sport vence o Flamengo por WO assim como o Guarani vencia o Internacional, também por WO. Marcaram-se então as duas partidas finais para 31/01 em Campinas e 07/02 na Ilha. O primeiro jogo acabou em um empate de 1x1.A grande final foi marcada na Ilha dia 07/02/88. O jogo foi transmitido ao vivo para todo Brasil pelo SBT. Sport 1 x 0 Guarani.




Manoel Tubino, presidente do C.N.D. Conselho Nacional de Desportos, a mando de Marcio Braga, presidente do Flamengo, alega que as partidas finais daquele campeonato de 1987 deveriam ser anuladas, pois haviam ocorrido no ano de 1988 e tal precedente só poderia ser aberto mediante a uma solicitação documental à C.N.D. Porém, Abi Chedid, vice presidente da CBF, apresentou copia do fax em que Tubino autorizava a realização de partidas do campeonato no ano de 88. Assim, todos os recursos na justiça desportiva se esgotaram.

O Flamengo tentou por diversas vezes recorrer a justiça comum obtendo derrotas. Até que desistiu sob ameaça de ser punido pela FIFA. Assim sendo o Sport Club do Recife é o único campeão Brasileiro com o titulo atestado pela justiça desportiva e comum.

A FIFA mostra o Flamengo como portador de 4 vitórias no Brasileiro.
A Conmebol faz homenagem ao Sport como campeão de 87
E a CBF mostra que em 1987 o campeão foi o Sport

Em uma carta aberta de Souto Neto, procurador do estado de Pernambuco, ele relembra;

(..)alguém já contestou ou tem dúvida de que o Vasco foi o Campeão Brasileiro de 2000 e que ele era do Módulo Azul? Claro que não! E por que com o Sport é diferente? Ora, o Vasco foi Campeão Brasileiro após o cruzamento dos módulos, e quem foi que organizou a competição? Será que alguém se esqueceu de que foi o “Clube dos 13”? Quem foi o vice-campeão? O São Caetano, claro! E em que módulo estava o São Caetano? Será que os dirigentes, torcedores flamenguistas e outros enciumados estão esquecidos de que era no Módulo Amarelo? É isso mesmo, aos pouquinhos a memória vem chegando!


Tanto é verdade que o Sport é o campeão de 1987, que ele e o Guarani foram pra Libertadores e o Flamengo e o Inter... não!



Alegações incorretas de Flamenguistas;

" SPORT e Guarani eram da segunda divisão."
Como poderia ser o Guarani da segunda divisão se era o vice campeão de 1986?
A segunda divisão foi disputada com os Módulos Azul e Branco.

"A CBF mudou o regulamento."
Quem tentou mudar regulamento, após o início da competição, foi o Clube dos 13, mas não teve êxito, pois isto só seria LEGAL com a UNANIMIDADE dos votos dos membros do Conselho Arbitral, o que não ocorreu.

" O Flamengo recebeu a taça."
A taça foi entregue ao SPORT e está na Ilha do Retiro, na sala de troféus do SPORT. Como podem ver no video acima.

No comments:

Post a Comment