Saturday, May 22, 2010

1991 El Viento [Genesis]

Pin It

El viento é uma trilogia bem interessante da Wolfteam. Tem suas raízes em outro jogo do Mega Drive; Earnest Evans. Eu não conhecia esse jogo até pesquisar sobre El Viento, e jogando achei uma tentativa bizarra de misturar jogabilidade de metroid com castlevania - Apenas o IGA é capaz de fazer um Metroidvania digno. =)
Começando pelo nome e sobrenome, uma tentativa de Simon Belmont americano. E nem digo Indiana Jones, porque o Simon é o Indiana Jones japonês. Bom, então fica um empate.





Earnest Evans está em busca de ídolos legendários tão poderosos que podem destruir a terra, e ele possui um rival que quer fazer isso. Sempre tem um cara muito puto com a terra que arrisca a sua vida em lugares perigosos e distantes apenas para destruí-la. Earnest Evans tem de achar os ídolos antes que seu rival e acaba conhecendo Annet Myler. Uma Peruana de pele morena e cabelos verdes/azul - depende do sol, heheh.


Ela dá uma força pra ele. E essa é a ligação básica entre El viento e Earnest Evans. Dizem que El Viento se passa depois de Earnest Evans, mas! Earnest se passa em 1930 e El Viento em 1929.


O último jogo da trilogia é Anetto Futatabi que foi lançado apenas no japão para Sega Mega CD. Aqui as intenções de Zigfried (amigo de Earnest) são reveladas. E Annet tem de salvar o mundo da destruição novamente. Como ainda não joguei, vou deixar pra falar disso mais para frente. Vamos focar em El Viento.




A premissa de El Viento é simples. Querem acordar um antigo deus chamado Hastur. E um sujeito chamado Henry - que não sou eu - tem ligações com a mafia e tal, está arquitetando tudo de forma brilhante, enganou até uma loiraça chamada Restiana que acredita que irá ficar com os poderes de Hastur, mas na verdade será apenas um sacrifício. [piadinha ruim]  Rest in peace Restiana [/piadinha ruim]

A primeira fase, Anett tem de acabar com mafiosos pelos bairros de Nova York. Ela usa boomerang e uma magia simples de fogo.
O chefe é um TANQUE DE GUERRA. Agora imagine vencer um tanque de guerra com um boomerang? Po, peralá né galera, Anett é da mesma linhagem de sangue de Hastur. Por isso ela é cheia de truques, e até o final do jogo aprende mais 4 magias. Anett depois de ser atacada por sujeitos de chapéu e terno, gangues de moto e carro e até um tanque de guerra, descobre que a mafia está envolvida - eu pensaria seriamente que a máfia tem fortes ligações com o terrorismo também...enfim.


Magias:
1- Bola de fogo
2- Corrente de água
3- Lâmina de vento
4- Explosão
5- Agulhas elétricas

Na segunda fase Annet tem de passar por uma colina, cheia de espinhos e pontes que caem. Enfrenta a Restiana no final, que ao ser derrotada é resgatada por um Byakhee. Esse jogo tem inúmeras referências a obra de HP Lovecraft, Mythos.Anett tenta avisar que Restiana será usada como sacrifício, em vão.



Na terceira fase, ela passa por um galpão que dá acesso ao esgoto e de lá, descobre uma caverna.
Aqui ela consegue a segunda magia, corrente d'água. Enfrenta um chefe gosmento que mantém suas células vitais protegidas pela sua espessa gelatina corporal. Mas a magia corrente d'água consegue infiltrar essa cutis melequenta e detonar suas células. Henry começa grilar com o poder de Anett e ironiza a derrota de Restiana. Ela então joga um verde em cima de Henry pra sacar se seria sacrificada, mas Henry dá um olé nela.

A quarta fase é bizarra. E indica um outro poder de Anett; Controle de animais. Anett tem de atravessar o oceano com ajuda de um -ahem- golfinho. Ecco the Dolphin kicking some ass? hehehe.
Bom, isso é bizarro! Se Anett cair, o golfinho volta. E tipo, ele não tira a cabeça da água por nada. Mais parece uma prancha do que um golfinho. E tem uns inimigos super pixelados e aumentados. Que lembram Cthulhu de Lovecraft.


O chefão é uma grande bola de carne que solta raio elétrico. É uma fase chata, mas aqui Anett aprende a magia Lâmina de Vento. Anett convence o chefão da máfia que ele está vacilando em dar suporte ao Henry. Ele fica meio encanado e diz que irá parar com tudo se ela passar pelo Grand Canyon.


E essa é a quinta fase, aqui Anett aprende uma das melhores magias do jogo; Explosão.
Aqui tem um chefe que não se move, fica parado soltando bolhas. Se tocar nas bolhas o boomerang fica desativado. A única coisa que destrói as bolhas, é sua magia. E para destruir o corpo estático principal, apenas com o boomerang. Sentiu o drama né?
E quem aparece posando de malandrão no final da batalha do chefe? O nosso Simon Belmont americano, Earnest Evan! Dizendo que o chefão da máfia falou com ele assim, do nada, e que este estava meio grilado e tal. Anett já explica qualé a treta e Earnest fala pra nossa heroína ir para Detroit que ele tem um camarada lá que conhece tudo a respeito desse grupo que quer reviver Hastur. Meu, sério. Se esse 'filho-de-uma-mãe' tava por dentro, por que diabos não falou logo? Esperou 5 fases? E ainda quer ouvir obrigado? A vá.
Em Detroit Anett aparece em um estacionamento. Aqui ela aprende a magia Agulhas elétricas, que é bem útil. Ela carrega a energia e fica disparando esses agulhas por um determinado tempo. Essas agulhas vão em direção dos inimigos aonde eles estiverem. Praticamente uma nave de Darius. hehe O chefão do estacionamento é absolutamente ridículo. 3 caixas e 1 chefe? HORA DO ESCONDE-ESCONDE! Ele se esconde numa caixa, estas são bagunçadas e você tem de acertar a caixa onde ele está. Até que ele se encha e exploda! O chefe é um Mi-go, de Lovecraft também.



Então surge Zigfried, o truta de Earnest. Ele surge dos escombros do estacionamento e diz coisas que todo mundo já sabe: Restiana está sendo usada, revela Henry para Anett - ela não sabia, mas nós já sabiamos. Diz que ela deve focar o inimigo, Henry. E não em Restiana. E alerta, Henry está indo para o Empire State Building e irá iniciar a invocação.

Anett surge nos céus direto no avião da trupe do mal. Não perguntem como ela fez isso. Talvez seja o tal do El Viento que soprou ela lá. Vai saber.
Essa sétima fase é bem rápida e o chefe, bem... só destruir um núcleo da nave que fica atirando.. pff. É bem tosco e rápido demais para merecer um relato.

Henry aparece para Anett e diz que ficou puto dela ter feito seus brothers da máfia cortar relações com ele. Anett marotaça fala pra devolver Restiana, mas ao que parece Lord Hastur havia possuído a pobre garota. Também, loiraça daquelas, qualquer um vai rápidão.
Legal que Henry dá um toque para Anett. Avisa que tem um local no Empire State Building onde está Restiana nesse momento.Heh, otário...opa! Parece armadilha.
Mas Anett é uma Peruana, nos EUA, que aparece do nada caindo EM CIMA de um avião, usa golfinhos como prancha, destrói tanque de guerra com boomerang e faz a máfia recuar. Po, medo de uma loira escondida num prédio? Lembrando que ela já chutou o traseiro dessa loira na segunda fase, onde sabia apenas 1 magia.

Oitava e última fase. Se você chegou até aqui, meu amigo...parabéns. Esse jogo em qualquer competição americana era evitado por qualquer criança ou marmanjo. Essa fase então, é o primor da dificuldade. O maior problema aqui são os morcegos que tacam terror. Vem em grupo e é complicado de acertá-los, enquanto eles te acertam a toda hora. E surgem a toda hora também. Usando a magia Explosão combinada com Agulhas elétricas ajuda e muito.

No topo, ela reencontra Restiana sendo trazida por Byankhee. Ela fica ali no chão, até que de suas costas surge um dragão com 3 caldas, lançando bolas de energia.
Anett não tem outra solução senão destruir o novo corpo de Restiana para quebrar a magia de Hastur.


E eis que surge o Belmont americano, Earnest. Cara não fez NADA o jogo inteiro, posa de malandrão no topo da Empire State destruída e ainda traz o amigo Zigfried como testemunha que ele tá pegando a Peruana que destrói qualquer coisa com seu boomerang.
Agora, engraçado foi a tradução... Zigfried parece que não caiu na do amigo. Nem ficou encantado com a Peruana. Pra ele, esses dois são dois encrenqueiros dos ruins. "Bad guys". Mas respeita o momento e deixa o casal fitando o pôr-do-sol. E agora a pergunta: Cadê O Vento?


Trilha sonora e som: 6; As músicas são bem bacanas, mas os efeitos sonoros são horrendos e tem muito mais volume que a trilha sonora.
Jogabilidade: 6. Melhorou muito do Earnest Evan, mas ainda assim é meio complexo. Não tem um controle total do Boomerang e é muito confusa as sprites de animação quando tem vários inimigos. Não dá pra saber se acertou, se foi acertado ou que diabos está acontecendo. Pular em plataformas pequenas é tenso, pois você pode pular (sentido pra cima) e quando no ápice (ou qualquer local) do pulo aperta para direita, você irá se mover para direita. Queria saber onde arruma empuxo no ar para se locomover assim. É estranhamente confuso e impreciso.
Roteiro: 5. Curti o enredo. Curto vilões obstinados. Mas faltaram algumas coisinhas. Henry? O que aconteceu com ele? Tinha necessidade mesmo do Earnest? Várias personagens de Lovecraft meio que perdidos no contexto, mas isso talvez dê o charme final.
Direção: 3. O chefe da sexta fase e a sétima fase inteira dizem bem o que penso.
Replay: 5. Para mim, El Viento é um semi-clássico. Sua dificuldade avançada, enredo melado e jogabilidade tensa deixam a vontade de jogar novamente um tanto quanto prejudicada.

Nota final: 5.

Quickplay


fontes : Wiki bogleech

No comments:

Post a Comment